domingo, 2 de dezembro de 2018

UBS Vila Ema - Conquista da comunidade!

A Região da Vila Ema, depois de muita luta da comunidade, recebe uma nova Unidade Básica de Saúde, a UBS Vila Ema. O equipamento conta com seis equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e beneficiará mais de 26 mil habitantes em toda a região, desafogando as outras unidades, alias, que já foram objeto de muitas criticas no CONSEG (Conselho de Segurança) da Delegacia da Vila Diva (29ª DP). Na quarta-feira, dia 28/11, o prefeito Bruno Covas, acompanhado do secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, inauguraram a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) que pertence a região da Vila Prudente. 

A população lutava há muitos anos por essa UBS que vai desafogar outras unidades aqui da Vila Prudente. Era uma obra que estava parada quando assumimos a Prefeitura no ano passado. Retomamos e agora podemos entregar”, disse o prefeito. 

Com a nova unidade, a cidade passa a contar com mais seis equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e três de Saúde Bucal (ESB) que, juntamente com as 21 já existentes em outras UBSs da região, devem alcançar 76%  de cobertura do território da Vila Prudente. 

Essa unidade foi mais uma conquista dos movimentos populares de saúde, que há mais de 25 anos lutava por uma UBS na região. O novo posto de atendimento chega em prédio novo e próprio, para beneficiar uma população de 26.775 habitantes, boa parte desse número composta por idosos. As demandas dos bolsões de vulnerabilidade social do bairro também serão atendidas. 

A entrega da UBS Vila Ema promove também a reorganização dos usuários da saúde em toda a região, com destaque para o impacto positivo sobre a UBS Hermenegildo Morbim Jr. e a UBS Vila Heloísa, que até o momento absorviam o atendimento dos pacientes da Vila Ema. A estimativa é que haja redução de 42% na demanda na primeira e de 31% na da segunda. 

Mais uma unidade em prédio próprio, o que gera economia aos cofres públicos e amplia a cobertura da Estratégia Saúde da Família, garantindo maior proximidade com a população e maior qualidade no atendimento, em especial, preventivo, da saúde pública", declara Edson Aparecido. 

A construção da unidade ficou a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), que iniciou os trabalhos em agosto de 2015 e conclui o prédio em setembro de 2018. Em obras e aquisição de equipamento e mobiliário foram investidos cerca de R$ 4,1 milhões. 

A UBS será administrada em parceria com a Organização Social de Saúde (OSS) SPDM-PAIS e terá capacidade de realizar, mensalmente, 2.490 consultas médicas, 6.000 visitas domiciliares de agentes de saúde, 780 consultas de enfermagem e 640 consultas odontológicas. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7:00 às 19:00 horas. 

O prédio de dois andares conta com elevador, salas de espera, sete consultórios, sala de medicação, farmácia, salas de vacina, de curativo e de agente comunitário de saúde (ACS). Há dependências para almoxarifado e administração, dois banheiros para pacientes, quatro banheiros acessíveis, dois vestiários, expurgo/esterilização e sala de acolhimento/avaliação de risco. A UBS Vila Ema tem ainda sala de odontologia com quatro cadeiras, salas de emergência/observação, DML, vigilância em saúde, eletrocardiograma (ECG), Núcleo Apoio Saúde da Família (NASF) e Programa Acompanhante de Idoso (PAI). 

O quadro de funcionários conta com 100 profissionais: seis médicos generalistas; 30 ACS; assistente administrativo; 12 auxiliares de Enfermagem de ESF e dois do PAI; três cirurgiões dentistas; técnico de Saúde Bucal; três auxiliares de Saúde Bucal; seis enfermeiros ESF; 12 escriturários administrativos; farmacêutico; dois técnicos de Farmácia; gerente, coordenador, médico, enfermeiro e 10 acompanhantes de idosos do serviço do PAI, além de equipe NASF formada por assistente social, fisioterapeuta, psicólogo, educador físico, nutricionista, médico ginecologista e administrador. 

A nova unidade também vai oferecer serviços como Agenda Fácil, acolhimento com escuta qualificada, atendimento de urgência e emergência, práticas integrativas em saúde (Liang-Gong e dança circular), reuniões em grupos educativos, do Núcleo de Prevenção à Violência, bem como os programas Mãe Paulistana/Rede Cegonha, de Oxigênio Terapia Domiciliar, Automonitoramento Glicêmico (AMG) e Saúde na Escola (PSE). 

A UBS Vila Ema fica na Rua Gustavo Stach, 140, Vila Ema, na Zona Leste da capital. 


Fonte: Site da Prefeitura de São Paulo
Dados da postagem: 13:17 28/11/2018 
Pela Secretaria Especial de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário