terça-feira, 27 de junho de 2017

Ata Reunião Preparatória de 22-06-2017

ATA DA REUNIÃO DE DIRETORIA DO FDS 22/06/2017
Às 20:00 horas do dia 22/06/2017, o companheiro Zacarias, na qualidade de secretário executivo, iniciou a reunião passando os informes sobre do que seria tratado na reunião, entre os pontos principais, o cadastro de membros efetivos para a composição do FDS e como será a atuação de cada um.  Explicou tratar-se de uma reunião de preparação para a Plenária que terá lugar no Ponto de Cultura do Sapopemba, sito a Rua Luis Juliani, 158, Vila Renato, explicou também que alguns membros efetivos do Rotary não puderam comparecer, justificando a sua ausência, o companheiro Dr. Carlos teve no mesmo horário um atendimento a um cliente e o Professor Lima também teve um compromisso profissional que impediu a sua presença, notificando por meio do Whats App sua ausência.
A pauta básica foi apresentada com os seguintes pontos: definir o que já foi feito, o que esta sendo dado andamento e quem realmente deseja permanecer no grupo do FDS. Algumas pessoas que não estão presentes, mas temos de antemão que permanecem no grupo, como José Carlos (do NEIT), Dr. Carlos, Prof. Lima, Capoeira e o Cobra. Nesse ponto, após a apresentação inicial, foi passada a palavra para o Companheiro Alessandro, Presidente do FDS para suas considerações.
O presidente mostrou esperança de com o tempo o coletivo do FDS irá novamente ganhar a força que tinha em 2012, com o aumento do número de membros, pois no ano de 2012 o FDS estava muito mais ativo e lutava pela melhoria do bairro e pela criação da Subprefeitura de Sapopemba, depois dessa conquista, o foro acabou perdendo o seu sentido próprio. Agora, buscamos levantar as pessoas dispostas a trabalhar nesse grupo, de forma a podermos atender de forma mais específica os pontos levantados pela comunidade.
O Sr. Presidente devolve a palavra ao protocolo para continuação, e este expõem o que segue:
O primeiro item da pauta é o “aceite” de novos membros, que irão preencher as fichas de inscrição com os dados básicos, como nome, endereço, telefone fixo, celular e as redes sociais; Foi lido o texto que compõem a ficha de inscrição. Foi lembrado mais uma vez que o FDS não realiza cobrança, e assim as despesas deverão ser partilhadas pelos membros, bem como o inscrito pode votar e ser votado. Nesse ponto o companheiro Luciano perguntou se no futuro haveria a cobrança de algum valor. O companheiro Zacarias expôs que não está previsto e o companheiro Alessandro completou explicando que desde a origem do FDS nunca se pensou em cobrar mensalidade, mas quando se realiza um evento, podemos buscar no patrocínio a forma de cobrir os gastos, seja por meio de banner do evento, ou outro meio, para cobrir as despesas do café. Em uma reunião grande podemos buscar apoio. Nesse ponto o companheiro Luciano, expos se poderíamos buscar recursos fora, nos comerciantes da região, e foi respondido que sim. O Alessandro ainda colocou que fatalmente, no futuro deveremos ter esse problema, mas que ainda não seria o momento de se preocupar. Foi exposto que no inicio do Foro, seu único objetivo foi à criação da então Subprefeitura do Sapopemba (atual Prefeitura Regional), com o alcance desse objetivo, não se pensou o que seria do FDS e esse perdeu sua identidade e objetivo. Não foi pensado, na época, sobre o que seria feito do FDS, alguns assuntos foram propostos, entretanto eram muito complexos ou fantasiosos e o Foro se esvaziou. Hoje propomos pequenos projetos, mas que podemos cobrar, e conseguir respostas, como o do Parque do Oratório, onde poderemos conseguir as melhorias para a nossa comunidade. O objetivo deste Foro não é estar com o foco direto, mas conseguir os resultados. O companheiro Vitor, expos que muitas vezes as pessoas nos procuram, pois não conseguem realizar um SAC (Registro de Reclamação no Sistema Integrado de Gestão e Resposta ao Contribuinte – SIGRC). O Companheiro Luciano, colocou a necessidade de que nós irmos além da intervenção junto a Prefeitura ou aos órgãos, criar projetos que buscam atender e desenvolver a comunidade. Fluindo para esta, na mesma linha que a Márcia, presidente do RCSP-SB/VI colocou e buscando apoio dos comerciantes e pessoas da região para construir esses projetos. O companheiro Alessandro colocou que, conseguindo projeção e força, podemos buscar apoio e construir relacionamentos com grandes marcas, trazendo eles para participar, colocou ainda a necessidade de se buscar os dados para pedir reparos dos buracos da nossa região. Nesse ponto o companheiro Zacarias colocou os pedidos feitos em nome do FDS, como o da Av. Sapopemba com a Av. Dr. Frederico da Costa Carvalho, que foi reparado em menos de uma semana após a reclamação. Outro que foi recebida á resposta de execução de serviço foi o da Rua Guaiana-Timbó com a Rua Sanguina, próximo ao sarjetão, que também foi atendido. Entretanto, um dos problemas, que foram expostos é a falta de comunicação entre a comunidade e a prefeitura.
Foi proposto o levantamento das associações da região, buscando a participação desses grupos. O Companheiro Alessandro colocou a necessidade de se afinar o contato com o Comando da Polícia Militar, do CONSEG, da Saúde, etc.
Foi proposta a criação de grupos, de um a três membros para acompanhar cada uma das reuniões, falando em nome do FDS. A proposta foi aceita por unanimidade pelos membros presentes. Foi colocado que cada membro irá se apresentar como membro do Foro, seja no CONSEG, seja em uma reunião de Escoteiros e as informações obtidas devem ser enviadas por meio de mensagem para a publicação no nosso Blog, que é a nossa janela para o mundo.  O Foro, como foi exposto pelo companheiro Vitor, deverá ser reconhecido enquanto entidade, sem que seja preciso usar o “poder pessoal” da cada individuo.
O companheiro Zacarias expôs que o FDS tem dois tipos de reunião, uma de organização e uma Plenária. A reunião de hoje é uma de organização, que deveria ter ocorrido uma semana após a plenária, mas que por conta dos feriados, acabou sendo adiada. Mesmo assim foram encaminhadas demandas, como o ofício enviado a Vereadora Juliana Cardoso, com questionamentos sobre o projeto do Parque da Juta. Foi colocada a proposta de tornar publico tais fatos, mas a proposta foi aceita com ressalvas. Será publicado o envio do ofício, mas não o seu inteiro teor, a fim de preservar e não criar maus entendidos com outras pessoas ou autoridades.
O Foro vai se posicionar a favor da criação do parque, mesmo pensando no efeito de ilha de calor, provocado pela falta de arborização. Entretanto, por tratar-se de uma APA, Área de Proteção Ambiental, sugerimos que o parque seja um parque de Contemplação. Aproveitando, inclusive as áreas já degradadas para a implantação dos equipamentos de apoio, transformando a área em um “Trianon” da Juta. O Foro deixa bem claro que poderá apoiar projetos de qualquer partido ou político que beneficie a região, mas não o partido ou político, nenhum membro, em nome do Foro, apoiará nenhum candidato. Cada membro poderá, em seu nome, exercer a sua postura política. Esclarecemos também que o FDS nasceu no RCSP Sapopemba/Vila Industrial, assim, busca a luta pelas demandas que vão de São Mateus até a Vila Industrial ou um pouco a mais, entrando na Vila Prudente.
Foi colocada a proposta que na próxima reunião plenária será apresentada as candidaturas para a diretória do FDS, e na outra reunião plenária, serão realizadas a eleição. Lembrando que o mandado será por dois anos. O Alessandro, atual presidente, poderá se reeleger. O companheiro Vitor, que a principio gostaria de se tornar presidente, colocou uma dúvida, devido a viagens previstas. As candidaturas deverão ser apresentadas no dia 27/07/2017 e a eleição no dia 28/09/2017e a posse seria no dia 30/11/2017, quando também encerraremos as atividades anuais (reuniões) do Foro, a serem retomadas no dia 18/01/2018 (reunião de organização) e 22/02/2018 (reunião plenária).
O companheiro Luciano questionou se a plenária não poderia ser de fim de semana. Nesse ponto o Companheiro Alessandro expôs que reuniões em final de semana acabam não tendo um resultado tão bom. Essas reuniões de fim de semana poderão ser feitas para discutir assuntos específicos, evitando-se assim a presença de pessoas mais curiosas do que propriamente interessadas no desenvolvimento do FDS.
Foi proposta também o mapeamento das atividades culturais, esportivas e afins da região, a fim de se criar um cadastro e um guia de atividade. Dependendo da situação, auxiliar essas associações para se regularizarem. A companheira Lourdes, expôs os problemas recorrentes com animais abandonados na região da Comunidade São Nicolau, e foi explicado que essa região pertence à Prefeitura Regional de Vila Prudente. Assim, foi explicado que a divisão política da prefeitura é diferente, conforme a secretária. Na Educação, por exemplo, toda a região de São Mateus, Sapopemba e Vila Prudente pertencem a São Mateus; na saúde, Sapopemba e Vila Prudente pertencem a Vila Prudente, da mesma forma na Assistência Social; nesse ponto o companheiro Vitor expôs as dificuldades da própria administração de “conversar” entre as suas partes.
Foi exposta a ideia de se dividir o grupo em subgrupos a fim de se trabalhar assuntos específicos. Assim, cada representante do grupo participará de um ou mais temas, e irá, na medida do possível participar de reuniões e estudos, a fim de levar o nome do FDS e trazer informações. Foi questionado quanto ao conhecimento técnico. Isso foi exposto que mesmo que o indivíduo não tenha esse conhecimento técnico, deverá partilhar com o grupo, e esse buscar os dados técnicos. A ideia é levar para a comunidade um novo modo de pensar, deixando de permitir ao Governo que pense por mim. Nesse tipo de visão, vamos trazer os dados, desenvolver e devolver as ideias. Nesse ponto foi citado o exemplo do projeto do Parque da Juta e como ele poderá ser implantado, por isso enviamos o Ofício a Vereadora Juliana Cardoso, esperando a resposta dela para que possamos lutar com ela pela implantação de um parque que será uma referência a exemplo do Trianon. Foi lembrado, por exemplo, que teremos uma Plenária sobre as Ciclovias na Vila Prudente, para rever o projeto de implantação tão criticado na gestão passada.
Assim criamos alguns grupos de trabalho, voltados a Cultura; Transporte; Segurança; Saúde Animal/Humana; Educação, Meio-ambiente e podendo crescer conforme as necessidades e o crescimento do FDS.
Nesse momento foram divididos os seguintes grupos: Cultura; Meio Ambiente; Esporte; Saúde; Segurança; etc. Assim ficaram previamente compostos os seguintes subgrupos: Segurança: Zacarias e Alessandro; Educação: Vitor, Luciano e Vinícius (nome social Pallandro Evanesco); Saúde: Alessandro e Lourdes; Transporte: Jean; Cultura e Esporte: Willian e Luciano; Meio Ambiente: Christini (ausente na reunião) e Zacarias. Outros membros poderão compor o mesmo grupo, ou grupos diferentes, conforme se desenvolvam os trabalhos.
Foi passado para o responsável pelo transporte que teremos as plenárias sobre os meios de transporte, tanto na Vila Prudente quanto em Sapopemba, sendo que o de Sapopemba será no CEU Rosa da China, e que os dados estão disponíveis no nosso blog.
O companheiro Vitor lembrou que não existe mapeamento dos movimentos Afro Descendentes. Foi lembrado que muitas vezes quando os movimentos são geridos pelo poder publico, a troca de um gestor ou mudança de administração pode paralisar as ações de um grupo. Eles pensam politicamente, e não culturalmente. Assim, se o FDS conseguir força, tanto política quanto administrativa, conseguiremos manter alguns trabalhos, mesmo que não consigamos manter o salário dos professores, por exemplo.
O companheiro Vitor comprometeu-se a participar da reunião da PR-SB, que terá lugar na Associação da Terceira Idade Vida Nova, sábado, dia 24 às 10:00 horas. O Companheiro Zacarias e Alessandro, comprometeram-se a participar da reunião do CONSEG da 70ª DP no dia 27/06.
Foi aprovada a proposta de inscrição para a eleição do FDS, para a próxima reunião, lembrando que quem terá poder de votar e ser votado, aqueles que tiverem a inscrição no FDS. O Companheiro Luciano colocou a necessidade de se completar o estatuto e que ele seja publicado no blog. Se levantou que o Estatuto deverá ser publicado agora, para organizar, fixando-se, inclusive, um número mínimo de reuniões.
O companheiro Vitor, expôs que precisamos nos transformar em mediadores, buscando que as demandas não atendidas sejam cobradas, e por outro lado, que a comunidade tenha o hábito de, se não conseguir, nos envie essas demandas, para que possamos cobrar e atuar como mediadores da comunidade.
A casa de Capoeira Iman, e o Ponto de Cultura do Sapopemba, bem como a atividade de Judô, estão abertos para receber as reclamações, uma vez que na casa de Capoeira teremos o Companheiro Vitor e no Judô o companheiro Zacarias. Lembraram também que podemos, se for necessário, agendar reuniões com as autoridades. O Companheiro Zacarias lembrou que o Ponto de Cultura do Sapopemba, que oferece Capoeira, Judô, Karatê, Taekwondo, Boxe e é a nossa casa, a sede do FDS, e as reuniões realizadas aqui não geram custos. Além disso, fazemos coleta de Óleo usado (destinado ao grupo de Judô), material odontológico, esponjas, material de escrita que será encaminhado para a Terra Cycle e o recurso para entidade filantrópica.

O presidente declarou a reunião encerrada às 21:03 horas e eu, Zacarias Ribeiro Lobo, Protocolo e Secretário Executivo, digitei a presente Ata, aprovada por meio de aceite eletrônico dos membros do FDS, e publicada no Blog do FDS.

Participaram desta Reunião:
Alessandro - Presidente
Zacarias - Secretário Executivo/Protocolo
Vitor Lobo - Secretário Geral
Luciano - Membro
Lurdes - Membro
Willian - Membro
Pallandro Evanesco - Membro
Jean - Membro

Nenhum comentário:

Postar um comentário